sábado, 14 de abril de 2012

Patagônia Run - Relato de uma Prova Inesquecível!


Estou em San Martin de Los Andes, região da Patagônia (Argentina), um local de muito frio, onde se pratica várias modalidades esportivas desde canoagem no Lago Lacar (que fica ao lado da cidade), até provas de MTB e de corrida.

Estamos aqui, eu e um grande amigo e parceiro de loucuras - o “Nelinho”. Chegamos na cidade quinta-feira (12/04) às 15h. A maior preocupação era a temperatura (risos) - 14ºC e muito vento. Beleza!!!


Até então tudo tranqüilo. Fomos ao hotel, e olhávamos ao redor, e só montanhas... Só montanhas. San Martim fica num vale onde tem o lago e as montanhas ao redor... que legal!!!

No caminho o taxista nos disse: Ontem nevou aqui! Nossaaaaaa.... f@#$%@ ... pensei!!!

Mas continuamos, conversei com várias pessoas, fomos buscar os kits, e só encontramos gente louca... muito louca!!!

E o frio continua: 0, 8, 4º graus... e muito vento... (risos)

Corremos na beira do lago na quinta-feira no final da tarde... tudo certo!!!

Na sexta-feira dormimos até um pouco mais tarde. Sentia muita dor de cabeça... acho que era da viagem ainda!!!

Começamos a arrumar a roupa e decidir a estratégia de comida, gel, água, e tudo mais!!!

Uma diversão... idéias loucas... comentários insanos! Como é bom isso! E a adrenalina aumentando... Ai meu Deus, é amanhã!!!

Tudo pronto, vamos dormir... mas nada de sono... E ainda por cima o frio... muito frio... E vento, muuuuito vento...

Despertador toca, hora de levantar... Tomei um banho pra despertar, desci e tomei café da manhã. Voltei para o quarto e terminei de colocar as "trais"...(risos)! Nossa, quanta coisa! Quanto medo e respeito pela prova!!!

A minha prova largaria às 8h30 da manhã (42km) e a do Nelinho (21km), às 10h.

Saí do hotel às 7h, fui em direção ao centro da cidade para poder pegar um ônibus que me levaria até a largada, que é num posto do exército argentino, no pé da montanha!

Lá teve outro café da manhã, uma excelente organização, impecável em tudo!!!

Fato engraçado: Eu estava lá dentro com aquecedor, comida, bebida e banheiro. Eis que nosso "amigo", locutor da prova diz o seguinte: lá em cima está -4º... Olhei para o argentino que eu estava conversando e perguntei: Foi isso mesmo que ouvi? E ele me disse: "Si" e deu risada... foi um momento que não achei graça nenhuma (risos)

Fui pra largada. Às 8h15, o sol começava a aparecer bem tímido. O lugar lindo, eu com muito frio que até batia os dentes. Estava com minha câmera registrando tudo, que maravilha. Fui aquecer, comecei a correr e quando olhei pra trás, vi minha câmera no chão destruída... Que M#$%#%@!!!

Às 8h30, o som no último volume... Rock animal: AC/DC! Adorei! Contagem regressiva e "simbora"! Adrenalina a mil!!! Saí naquela multidão... quase 300 atletas na minha prova de 42km. Vários países... "huuurrruuulll"!! Saí "costurando" como faço nas provas de rua... Até que parou tudo! Começou a subida... Putz!!! Ferrou tudo!!!



Digo e provo, mostro o que quiser. Você já subiu uma subida engatinhando? Grudando em raíz de árvore? Pois hoje eu subi! Sabe quanto meus amigos? "14km". Vocês tem noção disso? Não né? Eu também não tinha... Doía tudo com apenas 3km, e pensei comigo: vou parar... não vai dar. Foram os primeiros 10km mais difíceis da minha vida: 1h39, 1600mts de altitude, 30% de inclinação, e frio... muito frio, e vento... muito vento.

Pronto! Passou a primeira parte... Achava eu, totalmente inexperiente e prestando a atenção em tudo, tentando aprender ao máximo. Esse era meu maior objetivo: APRENDER. Começou uma parte de descida. Você já viu uma descida de 33% de inclinação? Eu nunca tinha visto... Quer dizer. eu vi hoje... E aí? Como descer isso? Aprendi, mas dói muito também. Sabe esqui de neve? Já viu eles descerem? É a mesma coisa... Imitei o pessoal que estava na minha frente. Muito legal, mas dói muito, tem que estar muito treinado e preparado pra isto, porque o pessoal descia muito rápido.

Consegui descer, depois subi de novo, aí desci de novo. Passei por riachos, caí, tropecei, caí de novo, passei por muito mato, muito frio, vento que cortava o rosto, os lábios, meu nariz está machucado devido ao vento e suor, até parece uma tortura né? Mas não. Eu estava feliz, trocando posições, passando e sendo passado, aprendendo, vibrando por estar ali e fazendo muito bem pela minha primeira vez.

Cheguei ao último posto de hidratação, estava muito cansado, minhas pernas sem coordenação e força, todo sujo e com fome, perdido, não sabia quanto faltava pra terminar, meu GPS tinha perdido o sinal, estava com medo de perguntar quanto faltava, com medo de escutar que faltava muito... Mas a verdade era que faltavam apenas 5 km! Mas 5 km que pareciam uma eternidade, uma subida forte (pra variar), e uma descida longa e muito dolorosa, minhas pernas não tinham mais controle...

Caraca, que sensação de alívio quando vi o asfalto! Ali sabia que estava chegando no centro da cidade... e na Av. San Martin de los Andes, lá estava o pórtico de chegada. Que MARAVILHA! Não fica atrás de um Ironman a sensação de alivio e dever cumprido.

Chegueiiii...cheguei... MEU DEUS... EU CHEGUEIII... COMO É BOMMMM

Resultado "extra-oficial": 26º Geral e 12º Categoria.

Uma experiência inesquecível, um aprendizado que vale muito!!!

Tenho que agradecer muito a vocês, agradecer muito as vibrações, energias e palavras de incentivo.

As pessoas que acreditaram em mim, e me ajudaram financeiramente nessa experiência que com certeza irei dividir cada segundo com VOCÊS, podem ter certeza disso!!!

MUITO OBRIGADO!!!

MURILO OLIVIERI - TIME M


7 comentários:

  1. Murilo, parabéns seu esforço e sua garra é que fazem a diferença em você. Admiro muito a vontede que você tem de vencer... é isso aí sempre chegando e vibrando....rumo a muitas vitórias que áinda estão por vir...parabéns mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Murilo , que emoção , que experiência incrível !!!

    Carol

    ResponderExcluir
  3. Mu PARABÉNS...nossa sem palavras....seu esforço é incrível e inenarrável...vc foi brilhante!!!!
    Adriana Zaccariotto

    ResponderExcluir
  4. Cara.....é de arrepiar ein!!! parabens pra vc e pro seu companheiro pelas conquistas!!!

    ResponderExcluir
  5. Murilo, vc usa cápsulas de sal? chegou a usar na Patagônia? estou inscrito para os 100, mas não tenho idéia se vou perder muitos eletrólitos por lá, não sei se vou suar muito em virtude do frio. Obrigado

    ResponderExcluir
  6. Vai precisar sim Edmilson!!!
    Sera minimo 12h dw corrida
    Estarei la tb nos 100k
    Abracos

    ResponderExcluir